sábado, 14 de março de 2015

Balneoterapia


Balneoterapia é a união da palavra balneu ( banho em latim), com a palavra therapia (terapia em grego), e significa o tratamento de doenças por meio de banhos de qualquer origem, podendo ser com água do mar, não necessariamente no ambiente marítimo, ou água com princípios terapêuticos, sendo ela aquecida e com presença de minerais, podendo ser praticada em banheiras (individuais ou coletivas), em piscinas termais ou em tanques especiais, para fins da aplicação de curas fisioterápicas e reabilitivas (FALAGAS, 2009).



Ao longo de muitos séculos os benefícios dos banhos e da imersão em águas já foram reconhecidos pela possibilidade de alívio da dor, melhora no bem-estar e auxilio no tratamento de algumas patologias, a Balneoterapia, por sua vez, é um dos mais antigos conhecimentos médicos, sendo muito popular e utilizada na Europa e Ásia como forma de promover relaxamento e para tratar certas doenças (ARAÚJO,2008. ANDRADE, 2008. FALAGAS, 2009).



Na realização de banhos com fins terapêuticos é necessária a atenção com a temperatura, que deve ser de no mínimo 20ºC e de no máximo 45ºC, o tempo do banho varia de 16 a 40 minutos de acordo com a temperatura adotada, o conteúdo mineral também deve ser observado, que deve ser dissolvido a uma concentração de pelo menos 1 grama por litro (sais, compostos de enxofre ou gases), e por último e não menos importante o local onde se realizará o banho (ARAÚJO,2008. ANDRADE, 2008. FALAGAS, 2009).



Ainda que os mecanismos pelos quais a Balneoterapia alivia certas condições patológicas ainda estão sendo estudados (ARAÚJO,2008. ANDRADE, 2008. FALAGAS, 2009).



Efeitos químicos: Varia de acordo com a composição da água utilizada no tratamento, e..balneoterapia em dias alternados (banhos de lama e enxofre em piscina aquecida) (ARAÚJO,2008. ANDRADE, 2008. FALAGAS, 2009).



A balneoterapia com águas termais parece ter seu efeito benéfico atuando na formação de radicais livres, modificando a atividade de algumas enzimas, como a superóxido-dismutase (ARAÚJO,2008. ANDRADE, 2008. FALAGAS, 2009).



A maioria dos estudos mostra efeitos benéficos da talassoterapia e da balneoterapia na Fibromialgia, promovendo melhora da dor, da ansiedade, do distúrbio do sono, do número de tender points, dos índices de depressão e da qualidade de vida (ANDRADE et al, 2008).



Acredita-se que os banhos térmicos e os banhos de lama parecem melhorar os sintomas da Fibromiaugia  em razão dos efeitos da pressão hidrostática e da temperatura, esta última atuando sobre o limiar de dor e o tônus muscular (ANDRADE et al, 2008).



Outro mecanismo que tenta explicar a melhora clínica de pacientes com Fibromiaugia quando submetidos à balneoterapia é sua possível ação sobre os mediadores inflamatórios(ANDRADE et al, 2008).



Embora não se tenha conclusão definitiva sobre a real eficácia da talassoterapia e da balneoterapia, essa abordagem terapêutica tem sido utilizada freqüentemente em vários países.


Referência



ANDRADE, Sandra Cristina, CARVALHO, Ranulfo Fiel Pereira Pessoa de, SOARES,  Aluízio Silvio VILAR, Maria José, Benefícios da Talassoterapia e Balneoterapia na Fibromialgia Benefits of Thalassotherapy and Balneotherapy for Fibromyalgia, Rev Bras Reumatol, v. 48, n.2, p. 94-99, mar/abr, 2008



HIDROTERAPIA, TALASSOTERAPIA, BALNEOTERAPIA, SPA
Retirado 03, 2015 de http://pt.france-sante.org/informacao-hidroterapia+talassoterapia+balneoterapia+spa-DIVTHALA-saude.php


FALAGAS ME, E. Zarkadoulia, PI Rafailidis O efeito terapêutico de balneoterapia: avaliação das evidências de estudos controlados e randomizados, International Journal of Clinical Practice, Volume 63 , Issue 7 , páginas 1068-1084 , julho 2009.




Araújo Carreiro, Flávia de.Enfermeira do Centro de Tratamento de Queimados do - Hospital Geral do Andaraí, CONSIDERAÇÕES DE ENFERMAGEM SOBRE A BALNEOTERAPIA NO CUIDADO AO QUEIMADO.   -. Rio de Janeiro. Brasil. Vol 2. Fevereiro 2008.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Estética Biológica





A Estetica Biológica compreende um conjunto de procedimentos não-invasivos, que são baseadas na incorporação de produtos biológicos associados equipamentos de última geração, o que pode oferecer melhorias estéticas faciais e corporais significativas,  sem a necessidade de cirurgia, permitindo que a pessoa possa continuar o seu trabalho e na vida social (ANGELOFF, 2015)


A Estética Biológica utiliza uma associação de métodos da Medicina Biológica para obtenção da beleza aliada a saúde. Para prevenir os problemas estéticos é preciso dar suporte à célula, que é a base da vida, por meio da correção do terreno biológico (matriz celular), melhorando o transporte de oxigênio e nutrientes das células, eliminando radicais livres e toxinas provenientes da alimentação, poluição ambiental, estresse e promovendo uma melhor nutrição das células (Rocha et al, 20015)


A Estética Biológica promove a beleza, a saúde e o bem-estar utilizando processos de: eliminação de toxinas endógenas e exógenas, revitalização e nutrição, Faciais, Corporais e Capilares.


Tratamento

·         Revitalização facial
·         Suavizar marcas de expressão e anti-aging
·         Tratamento de acne, manchas, olheiras
·         Revitalizar pescoço, mãos
·         Desarmonias corporais: celulite, gordura localizada, flacidez, estrias
·         Revitalização e Nutrição Capilar para queda de cabelos
·         Oligoterapia
·         Fóton Emissor de luz visível
·         Ozonioterapia


Bioativos de origem vegetal


Cada vez mais em um nivel mundial cresce o que tem sido chamado de onda verde, isto é, isto é o iteresse pela utilização de proditos vegetais, tanto do ponto de vista farmacológico como do cometológico. E essa utilização abrange: Extratos, - são preparações líquidas obtidas pela extração de seus principios ativos por diversos métodos, veiculado geralmente em propileno glicol, dando origem aos extratos glicólicos, muito utilizados em produtos cosméticos(REBELLO, 2014)
Bioativos mais utilizados
Açai, Agrião, Alecrin, Algas marinhas, Aloés, Arnica, Aveia, Bardana, Bétula, Calêndula, Camomila, Castanha da índia, Cavalinha, Centelha asiática, Extrato de maçã, Ginkgo biloba, Ginseng, Goiabeira, Hamamélis, Hera, Malva, Melissa, Menta, Nogueira, Pepino, Quinoa, Sálvia, Tangerina, Tilia, Urtiga, Abacate, Abobora, Argan, Avelã, Amêndoas, Babaçu, Buriti, Damasco, Framboesa, Jojoba, Macadãmia e Maracujá (REBELLO, 2014)

Referencias


ANGELOFF, Roberto
Estética Biológica innovación em tratamientos 
Buenos Aires, Argentina



REBELLO, Tereza. Guia de produtos cosméticos, 10º edição, editora Senac, são Paulo 2014.


ROCHA,Paulo Sérgio.DUARTE, Marli
Cébio medicina biológica
Acessado em 08/03/2015 disponivel   : http://www.cebio.com.br/html/biologica.html
 Indianópolis, São Paulo