sábado, 14 de março de 2015

Balneoterapia


Balneoterapia é a união da palavra balneu ( banho em latim), com a palavra therapia (terapia em grego), e significa o tratamento de doenças por meio de banhos de qualquer origem, podendo ser com água do mar, não necessariamente no ambiente marítimo, ou água com princípios terapêuticos, sendo ela aquecida e com presença de minerais, podendo ser praticada em banheiras (individuais ou coletivas), em piscinas termais ou em tanques especiais, para fins da aplicação de curas fisioterápicas e reabilitivas (FALAGAS, 2009).



Ao longo de muitos séculos os benefícios dos banhos e da imersão em águas já foram reconhecidos pela possibilidade de alívio da dor, melhora no bem-estar e auxilio no tratamento de algumas patologias, a Balneoterapia, por sua vez, é um dos mais antigos conhecimentos médicos, sendo muito popular e utilizada na Europa e Ásia como forma de promover relaxamento e para tratar certas doenças (ARAÚJO,2008. ANDRADE, 2008. FALAGAS, 2009).



Na realização de banhos com fins terapêuticos é necessária a atenção com a temperatura, que deve ser de no mínimo 20ºC e de no máximo 45ºC, o tempo do banho varia de 16 a 40 minutos de acordo com a temperatura adotada, o conteúdo mineral também deve ser observado, que deve ser dissolvido a uma concentração de pelo menos 1 grama por litro (sais, compostos de enxofre ou gases), e por último e não menos importante o local onde se realizará o banho (ARAÚJO,2008. ANDRADE, 2008. FALAGAS, 2009).



Ainda que os mecanismos pelos quais a Balneoterapia alivia certas condições patológicas ainda estão sendo estudados (ARAÚJO,2008. ANDRADE, 2008. FALAGAS, 2009).



Efeitos químicos: Varia de acordo com a composição da água utilizada no tratamento, e..balneoterapia em dias alternados (banhos de lama e enxofre em piscina aquecida) (ARAÚJO,2008. ANDRADE, 2008. FALAGAS, 2009).



A balneoterapia com águas termais parece ter seu efeito benéfico atuando na formação de radicais livres, modificando a atividade de algumas enzimas, como a superóxido-dismutase (ARAÚJO,2008. ANDRADE, 2008. FALAGAS, 2009).



A maioria dos estudos mostra efeitos benéficos da talassoterapia e da balneoterapia na Fibromialgia, promovendo melhora da dor, da ansiedade, do distúrbio do sono, do número de tender points, dos índices de depressão e da qualidade de vida (ANDRADE et al, 2008).



Acredita-se que os banhos térmicos e os banhos de lama parecem melhorar os sintomas da Fibromiaugia  em razão dos efeitos da pressão hidrostática e da temperatura, esta última atuando sobre o limiar de dor e o tônus muscular (ANDRADE et al, 2008).



Outro mecanismo que tenta explicar a melhora clínica de pacientes com Fibromiaugia quando submetidos à balneoterapia é sua possível ação sobre os mediadores inflamatórios(ANDRADE et al, 2008).



Embora não se tenha conclusão definitiva sobre a real eficácia da talassoterapia e da balneoterapia, essa abordagem terapêutica tem sido utilizada freqüentemente em vários países.


Referência



ANDRADE, Sandra Cristina, CARVALHO, Ranulfo Fiel Pereira Pessoa de, SOARES,  Aluízio Silvio VILAR, Maria José, Benefícios da Talassoterapia e Balneoterapia na Fibromialgia Benefits of Thalassotherapy and Balneotherapy for Fibromyalgia, Rev Bras Reumatol, v. 48, n.2, p. 94-99, mar/abr, 2008



HIDROTERAPIA, TALASSOTERAPIA, BALNEOTERAPIA, SPA
Retirado 03, 2015 de http://pt.france-sante.org/informacao-hidroterapia+talassoterapia+balneoterapia+spa-DIVTHALA-saude.php


FALAGAS ME, E. Zarkadoulia, PI Rafailidis O efeito terapêutico de balneoterapia: avaliação das evidências de estudos controlados e randomizados, International Journal of Clinical Practice, Volume 63 , Issue 7 , páginas 1068-1084 , julho 2009.




Araújo Carreiro, Flávia de.Enfermeira do Centro de Tratamento de Queimados do - Hospital Geral do Andaraí, CONSIDERAÇÕES DE ENFERMAGEM SOBRE A BALNEOTERAPIA NO CUIDADO AO QUEIMADO.   -. Rio de Janeiro. Brasil. Vol 2. Fevereiro 2008.

Nenhum comentário: